HEADCLEANERS "Do What You Will"
by Alexandre Simões and André Pires.
(Lisboa, 2009)
8 track album a mix of organic and electronic with haunting melancholic vocals.
A very accomplished and beautifully produced album that retains that bar room feel essential to Jazz but sits it comfortably in a sympathetically electronic environment.
"A música; as palavras; as vozes: “Do What You Will”.
Na verdade, há muito que o coração dos Headcleaners trazia em mente o projecto que só este ano ganhou expressão física. Naturalmente, falo-vos do álbum “Do What You Will”, o disco que Alexandre Simões e André Pires editaram no passado mês de Maio.
Perfiladas a música, as palavras e as vozes, sobra um transversal bom gosto na abordagem escolhida na generalidade do disco. Levemente electrónico, levemente acústico, o som dos Headcleaners expressa-se numa suavidade quase encantada, matéria prima de atmosferas envolventes, marcadas pelo encontro feliz e harmonioso das variadas vozes do disco e a música. Não há que enganar, se não é pela singularidade da proposta, é pelos pormenores de bom gosto que abundam em “Do What You Will”, imagem de um trabalho de composição e interpretação muito interessante. Aos poemas de Emily Dickinson, Vânia Gala, Yeats, Fernando Pessoa, Jack Kerouac e Ribeiro Couto, a dupla juntou as vozes de Marta Hugon, Filipe Melo, Inês Trigo de Sousa, Chiara Picotto, Manuel Wiborg, Ana Lúcia Palminha e Kalaf.
Uma pop refinada de sonoridade lounge a merecer audição atenta." (Por Rui Dinis em 4 Out 2009)
(http://a-trompa.net/olhares/“do-what-you-will”-–-headcleaners)
BEFORE THE WORLD WAS MADE
William Butler Yeats I
Chiara Picotto Featuring